-
Arquitetos: Gonzalo Serra Arquitetos
- Área: 180 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:João Vitor Sarturi
-
Fabricantes: DuPont, Ambi Soluções Acústicas, Electrolux, Kohler, Lurca, MM CWB, Marcelo Caruso, Obrah, Simmetria, Tramontina, Tuo Casa, Urban Arts
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito arquitetônico para este apartamento de 180m², localizado na cobertura de uma torre residencial, tem como objetivo criar uma atmosfera acolhedora, aconchegante e contemporânea para os moradores. O desafio é relevante, considerando que os ocupantes passam a maior parte do tempo fora da unidade.
No pavimento térreo deste projeto, desenvolvem-se, em um recinto único, uma variedade de ambientes funcionais e sociais, sendo eles: cozinha, lavanderia, jantar, estar-cinema, bar e meditação. Todos os usos coexistem harmoniosamente neste espaço.
A cozinha é posicionada paralelamente ao perímetro envidraçado da unidade, permitindo que a luz natural adentre o ambiente e ofereça uma sensação de abertura e conexão com o exterior. Uma "ilha" central separa a área de trabalho da cozinha do restante do ambiente, criando uma transição sutil entre os espaços sociais e funcionais. A cozinha é caracterizada por tons claros, suaves e alegres, promovendo a sensação de higiene e facilitando a visibilidade durante a preparação das refeições.
Ao lado da cozinha, seguindo a paleta de cores claras adotada, encontra-se o setor de meditação. Este espaço compartilha o mesmo plano de fundo azulejado de tom verde, criando uma conexão visual com o restante do ambiente. Aqui, é criado um local tranquilo e sereno, ideal para práticas de meditação e contemplação.
Por outro lado, o setor social apresenta tons mais escuros, sóbrios e elegantes, marcando claramente a área de convívio social do apartamento. Um revestimento madeirado acústico é incorporado ao projeto, não apenas para criar uma continuidade visual entre o hall de acesso e a área social, mas também para contribuir com o conforto sonoro do ambiente. Tal solução auxilia na redução de ruídos indesejados, proporcionando um ambiente mais tranquilo e propício para momentos de relaxamento e interação. Também, um anteparo separa visualmente o hall de acesso do restante da área de convívio social. Feito em marcenaria, com interior revestido de palha escura, desempenha o papel de filtrar visualmente as atividades que ocorrem em cada um dos ambientes, proporcionando maior privacidade ao morador e às visitas.
A clara demarcação entre a área de trabalho e a área social dentro do espaço garante que cada ambiente desempenhe seu papel de maneira eficiente, e, simultaneamente, mantem-se a unidade do conjunto.
A integração entre os espaços internos e externos é explorada, aproveitando a localização privilegiada da cobertura. A varanda descoberta no térreo permite a extensão das atividades exercidas no interior da unidade, permitindo que o usuário desfrute do uso da jacuzzi, ou tenha contato direto com a vegetação externa, permitindo a sensação de “casa suspensa”, através de atividades ao ar livre.
Já no pavimento superior, onde se encontram os dormitórios, há intervenções específicas nos quartos infantis, com cores e ilustrações amigáveis para os filhos dos proprietários. No quarto do casal, predominam tons sobrios e texturas honestas de materiais, favorecendo uma ambiência agradável em qualquer momento do dia.